quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Já que está na moda... e eu aderi à ela...

13 regrinhas de Twittiqueta
Alguns conselhos para fazer do seu Twitter um lugar ainda mais bacana e show-de-bola, digno de ser seguido.

1) A primeira coisa é óbvia. Seja cortês. Funciona em qualquer plano de sua existência, on-line ou off-line.
2) Não leve para o lado pessoal se as pessoas que você segue não te seguem de volta. As pessoas tem regras próprias para determinar que são seus seguidos. E isso pode significar um monte de coisas, diferentes do fato que elas tenham te achado bem uó.
3) O Twitter pode funcionar com um blog onde você narra sua vida. Ou como uma sala de batepapo onde você interage com seus seguidos e seguidores. Eu acho saudável um meio termo entre os dois.
4) Você pode optar pelo modo microblog, mas isso não quer dizer que você não deva interagir. Se alguém lhe fizer um comentário ou pergunta, responda.
Se você encarar o twitter como chat, seja comedido. Não inunde as páginas com suas conversas. Se o papo está legal, leve o para o msn ou coisa do gênero. Ou do contrário você vai encher as atualizações de seus followers com um assunto que não lhes diz respeito.
5) Não exagere na quantidade de atualizações. Isso só faz você parecer um chato sem vida que não sabe viver longe do Twitter.
6) Não use o twitter para auto-promoção. E se fizer, faça com classe e discrição.
7) Cuidado com as reclamações. A vida de todo mundo tem seus altos e baixos. Um resmungo aqui e outro ali é saudável. Mas ficar o tempo todo de mal com a vida é o melhor jeito de irritar e afastar os outros.
8) Mas também não banque o @vitorfasano. Ninguém gosta de quem fica contando vantagens.
9) Não seja pedichão. Faça as suas solicitações de emprego, voto, clique, sexo, dinheiro, pão velho comedidamente.
10) Mantenha uma boa razão entre followers e following. Isso vale para o usuário comum. Já probloggers, políticos e celebridades não conseguem fazer isso por razões práticas.
Agora, se você é problogger, político ou celebridade, trate bem seus leitores, eleitores e fãs.
11) Responda às suas interações, afinal você não é ninguém sem eles.
12) Cheque com frequência seus @replies e Direct Messages. E os responda.
13) E por fim, citando a Monica do Friends: “seja você mesmo, mas não muito”. O Twitter não é um lugar mágico onde seu superego pode andar a solta fazendo estragos como um diabo-da-tasmânia no cio.
Para meus amigos twiteiros: #ficadica
Para quem ainda não o é: #faleidificil
Bjs me twitta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário